Sugestão Bibliográfica da Linha 01

SUGESTÃO  BIBLIOGRÁFICA BÁSICA PARA A PROVA ESCRITA

  1. AZAMBUJA, Guacira de (Org.). Atualidades e diversidades na formação de professores. Santa Maria (RS): UFSM,  2007.
  2. BAUMAN, Zigmund. O mal estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar,  1999.
  3. CASTELIS, Manuel.    Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
  4. GATTI, Bernadete A. & BARRETO, Elba Siqueira de Sá    Professores do Brasil: impasses e desafios  – UNESCO 2009, p. 294.
  5. HALL, Stuart. Identidade cultural na pós-modernidade.  Rio de Janeiro: DP&A. 2006.
  6. LOPES, Luiz Paulo da Moita  Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas: Mercado das Letras, 2010.
  7. MARTINS, Raimundo  e TOURINO,  Irene (Orgs).  Educação da cultura visual: narrativas do ensino e  pesquisa.  Santa Maria (RS): UFSM, 2009.
  8. MCLAREN, Peter. Multiculturalismo revolucionário. Porto Alegre: Artes Médicas,                        2000.
  9. MCLAREN, Peter. Pedagogia revolucionaria na globalização. Rio de Janeiro: DP&A,                    2002.
  10. ROJO,  Letramento múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo:         Parábola Editorial, 2009.
  11. TFOUNI, Leda Verdiani (Org.). Letramento, escrita e leitura: questões contemporâneas. Campinas: Mercado de Letras, 2011.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR PARA OS ESTUDOS DA LINHA

  1. ANDRÉ, Marli Eliza; LÜDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Editora: EPU.  1ed.     São Paulo:          1986.
  2. ARROYO, Miguel  Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. 11. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
  3. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
  4. BAUER, Marin W. e GASKELL, George     Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. São Paulo: Vozes,  2002.
  5. BAUMAN, Zigmund. Globalização: as consequências humanas, Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
  6. BAUMAN, Zigmund. Modernidade líquida. Rio de Janeiro. Zahar, 2001 .
  7. BAUMAN, Zigmund. Sobre educação e juventude.   Rio de Janeiro: Zahar,  2013.
  8. BOURDIEU, Pierre. É possível um ato desinteressado? In: Razões práticas: sobre a teoria da ação. Trad. de Mariza Correa. São Paulo: Papirus, 1996.
  9. A distinção: crítica social do julgamento. Trad. de Daniela Kern e Guilherme J. F. Teixeira. 2. ed. rev. Porto Alegre: Zouk, 2011a.
  10. CARDOSO, C. P.; SILVA, Z. P. Pedagogias feministas como alternativa para uma educação anti-racista e anti-sexista. In: MESSEDER, S. A.;MARTINS, M. A.  Enlaçando sexualidades. Salvador: EDUNEB, 2010. p.241-254.
  11. FANON, Franz.           Pele negra, máscaras brancas.    Rio de Janeiro: EDUFBA, 1985.
  12. GARCIA, Regina Leite; LINHARES, Célia et al (Orgs). Cotidiano e formação de professores. Brasília: Liber  Livro, Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2011.
  13. GATTI, Angelina Bernadete. A construção de pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Liber Livro, 2008.
  14. GLISSANT, Edouard. Introdução a uma poética da diversidade.         Juiz de Fora: UFJF, 2005.
  15. GOMES, Antenor R. El uso del cine en prácticas de producción de conocimiento. Revista Educarnos. México, 2013. Disponível em: http://revistaeducarnos.com/art%C3%ADculos/educaci%C3%B3n/el-uso-del-cine-en-pr%C3%A1cticas-de-producci%C3%B3n-de-conocimiento
  16. GOMES, Antenor, R. e SILVA, Núbia. Imagem e conhecimento: sentidos moventes, emergências e aprendizagem. Revista de Estudos Universitários, V.39 n.02, 2013.    Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php?journal=reu&page=issue&op=view&path%5B0%5D=150&path%5B1%5D=showToc
  17. HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG., 2003.
  18. JUNQUEIRA, Diniz, Rogério (Org). Diversidade sexual na escola: problematizações sobre a homofobia nas escolas.  Brasília: Ministério da Educação, 2009.
  19. KLEIMAN, Ângela B. MANTENCIO, Maria L. M. (Orgs.).         Letramento e formação do professor. Campinas: Mercado das Letras, 2005.
  20. KLEIMAN, Ângela B.            Precisa ensinar o letramento? não basta ensinar a ler e a escrever?  São Paulo: Produção Editorial, 2005.
  21. KOLLING, Edgar Jorge; NERY, Romão; MOLINA, Mônica Castagna.    Por uma educação básica do campo. Brasília: Editora da UNB, 1999.
  22. LAHIRE, Bernard.      Sucesso escolas nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 2006.
  23. LÉVY, Pierre. São Paulo: Editora 34, 2009.
  24. LOURO, Guacira L. Currículo, gênero e sexualidade – o ‘normal’, o ‘diferente’ e o ‘excêntrico’. In: LOURO, Guacira Lopes et al. (orgs). Corpo, Gênero e Sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003.
  25. MAGALHÃES, Izabel (Org.).            Discursos e práticas de letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores.       Campinas: Mercado de Letras, 2012.
  26. MARTINS, Raimundo  e TOURINO,  Irene (Orgs)  Processos e práticas de pesquisa em cultura visual e educação. Santa Maria (RS): UFSM, 2013.
  27. MISKOLCI, R. Teorias queer: um aprendizado pelas diferenças. 2. ed. Belo Horizonte:  Autêntica, 2012.
  28. PEREIRA, Júlio Emílio, LEÃO, Geraldo (Orgs.).     Quando a diversidade interroga a formação docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
  29. RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco.    Ser e não ser da roça, eis a questão! Identidades e discursos na roça. Salvador : EDUFBA, 2011.
  30. ROJO, Roxane. MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
  31. SANDER, Benno. Políticas de educação básica no marco do Plano Nacional de Educação. In: CUNHA, Célio da; SOUSA; José Vieira; SILVA. Maria Abdália da. (Orgs). Universidade e educação básica: políticas e articulações possíveis. Brasília: Faculdade de Educação/universidade de Brasília: Liber Livro, 2012.
  32. SANTOS, Cosme Batista dos. Letramento e senso comum. Mercado das Letras: Campinas, 2011.
  33. SILVA, Ana Lúcia Gomes da; MARAUX, Amélia T. S. R.  SILVA, Zuleide Paiva da. Educar para a diversidade: um desafio de toda a sociedade. In: BATISTA, Hildonice de Souza; MALTA, Arlene Andrade. (Orgs) Iniciação à docência: diálogos educacionais no PIBID de Licenciatura em Ciências Biológicas. Salvador: EDUFBA, 2013.
  34. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
  35. VAZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.