TFCC – 2014

Turma 2014

Linha 01

A Neurociência na Pesquisa da Prática Docente: Intervenções nas Aprendizagens dos Estudantes.

Dissertação

A Neurociência na Pesquisa da Prática Docente: Intervenções nas Aprendizagens dos Estudantes.

Autora

Aline Araújo e Silva Liberato.

Orientadora

Dr.ª Ana Lúcia Gomes da Silva

Palavras-chave: Formação Docente. Neurociência e Formação de professor. Aprendizagem. Reprovação Escolar.

Identidades e Cultura Afro-Brasileira na Docência da Roça: Documento de Referência para Educação Básica.

Dissertação

Identidades e Cultura Afro-Brasileira na Docência da Roça: Documento de Referência para Educação Básica.

Autor

Antônio José de Souza

Orientadora

Dr.ª Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios

Palavras-chave: Identidades. Lei nº 10.639/2003. Docência. Ruralidades. Pesquisa (auto)biográfica.

Gestar II: Proposta de Formação Continuada e suas Contribuições para a Prática Pedagógica do Professor de Matemática.

Dissertação

Gestar II: Proposta de Formação Continuada e suas Contribuições para a Prática Pedagógica do Professor de Matemática.

Autora

Cecília Cabral Mascarenhas de Santana

Orientadora

Dr.ª Ana Lúcia Gomes da Silva

Palavras-chave: Programa GESTAR II. Formação continuada. Ensino de Matemática. Prática Pedagógica.

Conhecimento de Si , Práticas Pedagógicas e Diferenças na Docência Rural.

Dissertação

Conhecimento de Si , Práticas Pedagógicas e Diferenças na Docência Rural.

Autor

Charles Maycon de Almeida Mota

Orientadora

Dr.ª Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios

Palavras-chave: Diferenças. Docência. Ruralidades. Pesquisa-formação.

Sertão, Imagem, e Movimento: Um Estudo de Práticas Escolares Inspiradas em Cinebiografias Sertanejas.

Dissertação

Sertão, Imagem, e Movimento: Um Estudo de Práticas Escolares Inspiradas em Cinebiografias Sertanejas.

Autora

Edilene Alcântara Ribeiro Rios

Orientador

Dr. Antenor Rita Gomes

Palavras-chave: Cultura visual/cinebiografias. Sertanidades. Formação.

Presenças em Transformação: A Potência Formativa da Educomunicação Popular e Mestiça.

Dissertação

Presenças em Transformação: A Potência Formativa da Educomunicação Popular e Mestiça.

Autor

Henrique Oliveira de Araújo

Orientador

Dr. Antenor Rita Gomes

Palavras-chave: Educomunicação, mestiçagem, colaboração e formação

Formação Docente no IFBAIANO Itapetinga: Demandas Coletivas, Permanência e Êxito Estudantil.

Dissertação

Formação Docente no IFBAIANO Itapetinga: Demandas Coletivas, Permanência e Êxito Estudantil.

Autora

Izanete Marques Souza

Orientadora

Dr.ª Ana Lúcia Gomes da Silva

Palavras-chave: Formação. Diversidades socioeducativas. Êxito estudantil. Educação Básica.

Uso do Celular na Escola: Suas Representações e Conexões com o Ensino e com a Aprendizagem.

Dissertação

Uso do Celular na Escola: Suas Representações e Conexões com o Ensino e com a Aprendizagem.

Produto

Guia de boas práticas uso do celular em sala de aula

Autora

Josiane da Cruz Lima Ribeiro

Orientador

Dr. Ricardo José Rocha Amorim

Palavras-chave: Uso do celular na escola. Nativos digitais. Aprendizagem móvel. Aprendizagem ubíqua. Formação docente.

Redes Sociais e Formação de Professores: Experiências Formativas no Piemonte da Diamantina.

Dissertação

Redes Sociais e Formação de Professores: Experiências Formativas no Piemonte da Diamantina.

Produto

Redes Sociais e Formação de Professores: Experiências Formativas no Piemonte da Diamantina. E-book.

Autora

Keila Souza dos Santos

Orientador

Dr. Ricardo José Rocha Amorim

Palavras-chave: Redes Sociais, Formação de Professores, Experiências Formativas .

É do Jeito da Gente que eu vou Contar! Narrativas Orais Interfaces nas Práticas Educativas Escolares.

Dissertação

É do Jeito da Gente que eu vou Contar! Narrativas Orais Interfaces nas Práticas Educativas Escolares.

Autora

Nádia Barros Araújo

Orientador

Dr. Antenor Rita Gomes

Palavras-chave: Narrativas orais; Representações; Práticas Educativas, Contadores de histórias; Educação Básica;.

Aprendizagem Colaborativa em Rede: Metamorfoses Contemporâneas na Formação Docente.

Dissertação

Aprendizagem Colaborativa em Rede: Metamorfoses Contemporâneas na Formação Docente.

Autor

Rodrigo dos Reis Nunes

Orientador

Dr. Ricardo José Rocha Amorim

Palavras-chave: Aprendizagem Colaborativa em Rede. Formação Docente. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Ensino de Língua Inglesa.

Linha 02

Coordenação Pedagógica e os Anos Finais do Ensino Fundamental: Contribuições e Desafios para a Formação Continuada de Professores na rede Municipal de Bonito/BA.

Dissertação

Coordenação Pedagógica e os Anos Finais do Ensino Fundamental: Contribuições e Desafios para a Formação Continuada de Professores na rede Municipal de Bonito/BA.

Autor

Adenir Carvalho Rodrigues

Orientador

Dr. Jerônimo Jorge Cavalcante Silva

Palavras-chave: Formação Continuada de Professores. Coordenação Pedagógica. Ensino Fundamental II.

Um "trem" Chamado Avaliação: Analogia para Discutir Práticas Avaliativas na Perspectiva da Inclusão.

Dissertação

Um "trem" Chamado Avaliação: Analogia para Discutir Práticas Avaliativas na Perspectiva da Inclusão.

Autora

Adevanucia Nere Santos

Orientadora

Dr.ª Carmélia Aparecida Silva Miranda

Palavras-chave: Avaliação. Educação Inclusiva. Alunos com necessidades educacionais especiais. Práticas Avaliativas. Aprendizagem/aproveitamento escolar.

Educação Inclusiva e seus Impactos nas Práticas Pedagógicas na rede Municipal de Jacobina/BA: Estudo Colaborativo na Escola Professor Carlos Gomes da Silva.

Dissertação

Educação Inclusiva e seus Impactos nas Práticas Pedagógicas na rede Municipal de Jacobina/BA: Estudo Colaborativo na Escola Professor Carlos Gomes da Silva.

Autora

Ana Lúcia Oliveira Freitas de Carvalho

Orientadora

Drª. Juliana Cristina Salvadori

Palavras-chave: Cultura Escolar. Educação Inclusiva. Práticas Pedagógicas. Formação. Planejamento. Projeto Político Pedagógico.

Docência na EJA: Perspectivas da Formação Inicial de Pedagogos do Campus XV da UNEB, no Desenvolvimento do Estágio Supervisionado, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Dissertação

Docência na EJA: Perspectivas da Formação Inicial de Pedagogos do Campus XV da UNEB, no Desenvolvimento do Estágio Supervisionado, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Autora

Camila Costa de Carvalho

Orientador

Dr. Jerônimo Jorge Cavalcante Silva

Palavras-chave: Formação Inicial de Professores; Educação de Jovens e Adultos; Estágio Supervisionado.

Corporeidade e Currículo da Educação Infantil: Um Estudo numa Escola do Campo.

Dissertação

Corporeidade e Currículo da Educação Infantil: Um Estudo numa Escola do Campo.

Autora

Carliane de Oliveira Silva

Orientadora

Dr.ª Luzineide Dourado Carvalho

Palavras-chave: Corporeidade. Currículo. Criança Cidadã. Educação Infantil do Campo.

A Geografia no Ensino Fundamental I: Práticas Docentes e os Desafios para Ensinar a Ler o Mundo.

Dissertação

A Geografia no Ensino Fundamental I: Práticas Docentes e os Desafios para Ensinar a Ler o Mundo.

Autor

Carlos Lima Ferreira

Orientador

Dr. Jerônimo Jorge Cavalcante Silva

Palavras-chave: Ensino Fundamental I. Docência em Geografia. Práticas Pedagógicas. Formação de Professores.

Desafios da Docência na Contemporaneidade: Perspectivas da Formação Continuada Contextualizada com o Semiárido Brasileiro em Miguel Calmon-BA.

Dissertação

Desafios da Docência na Contemporaneidade: Perspectivas da Formação Continuada Contextualizada com o Semiárido Brasileiro em Miguel Calmon-BA.

Autor

Clecion Sampaio Gomes

Orientadora

Dr.ª Luzineide Dourado Carvalho

Palavras-chave: Contemporaneidade; Complexidade; Docência; Formação Continuada; Educação Contextualizada; Semiárido Brasileiro.

A Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Professor Roberto Santos no Município de Jussara-Bahia: O Subir a Ladeira.

Dissertação

A Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Professor Roberto Santos no Município de Jussara-Bahia: O Subir a Ladeira.

Autora

Cristiane Kuhn de Oliveira

Orientador

Dr. José Carlos de Araujo Silva

Coorientadora

Dr.ª Denise Dias de Carvalho Sousa

Palavras-chave: EJA. Cultura da escola. Permanência escolar

Educação em Saúde na Comunidade Quilombola de Tijuaçu, Senho do Bonfim - Bahia.

Dissertação

Educação em Saúde na Comunidade Quilombola de Tijuaçu, Senho do Bonfim - Bahia.

Autora

Eliana do Sacramento de Almeida

Orientadora

Dr.ª Carmélia Aparecida Silva Miranda

Palavras-chave: Identidade Cultural; Trajetória Quilombola; Educação em Saúde; Saúde da População Negra.

A Cultura Escolar para a Produção de Saberes Complexos com o Semiárido Brasileiro: A Experiência do Colégio Wilson Lins.

Dissertação

A Cultura Escolar para a Produção de Saberes Complexos com o Semiárido Brasileiro: A Experiência do Colégio Wilson Lins.

Autor

Marcelo dos Santos de Oliveira

Orientadora

Dr.ª Luzineide Dourado Carvalho

Palavras-chave: Paradigma Clássico. Paradigma Complexo. Educação Contextualizada. Cultura Escolar. Semiárido Brasileiro. Projeto Político Pedagógico.

Formação em Exercício e Desenvolvimento das Práticas Pedagógicas Docentes: Um Estudo de Caso no âmbito do Programa de Formação de Professores - PARFOR em Várzea do Poço-BA.

Dissertação

Formação em Exercício e Desenvolvimento das Práticas Pedagógicas Docentes: Um Estudo de Caso no âmbito do Programa de Formação de Professores - PARFOR em Várzea do Poço-BA.

Autor

Nilcélio Sacramento de Sousa

Orientadora

Dr.ª Ana Lúcia Gomes da Silva

Palavras-chave: PARFOR. Formação Docente em Exercício. Práticas Pedagógicas Docentes. Ruralidade.

Ser Professor na Educação Profissional e Tecnológica: Fazeres e Saberes Docentes no IF SERTÃO-PE.

Dissertação

Ser Professor na Educação Profissional e Tecnológica: Fazeres e Saberes Docentes no IF SERTÃO-PE.

Autora

Rosilene Souza de Oliveira

Orientadora

Dr.ª Márcea Andrade Sales

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Formação docente na EPT. Saberes docentes. Práticas docentes.

Relações Étnico-Raciais no Contexto das Práticas Pedagógicas do Colégio Municipal Antônio Marculino Vieira em Aguada Nova, Lapão (BA).

Dissertação

Relações Étnico-Raciais no Contexto das Práticas Pedagógicas do Colégio Municipal Antônio Marculino Vieira em Aguada Nova, Lapão (BA).

Autora

Tania Cavalcante Pires

Orientadora

Dr.ª Carmélia Aparecida Silva Miranda

Palavras-chave: Lei n.º 11.645/08. Práticas pedagógicas. Educação contextualizada. Identidade étnico-racial.